CASA GUARUJÁ – SP

projeto: 2015-2017 | conclusão da obra: 2020 | área construída: 530 m²

fotos: andré scarpa

A casa fica localizada em Iporanga, um condomínio no Guarujá, cidade costeira de São Paulo. Este condomínio fica dentro de uma área bem protegida da Mata Atlântica original. Para preservar a exuberância dessa floresta nativa, a lei permite ocupar apenas 30% da superfície do terreno. O desafio era acomodar um programa que exigia não menos que 450 m2 para ser construído. Para conseguir isso, foi necessário dividir o programa em três níveis.

O lote de 1.310m² com inclinação constante de 14% permitiu a inserção de um porão, coberto por uma laje de concreto, no qual localizam-se a garagem, áreas técnicas, sauna e spa, estes últimos com vista para a mata no exterior. Há também uma pequena acomodação para um casal de empregados, uma lavanderia e um depósito.

Quatro pilares de aço elevam o volume dos quartos definidos por duas Pratt Truss, criando um espaço livre entre o primeiro andar e o porão. As janelas do quarto se abrem para o topo das árvores e a sombra criada por essa estrutura define a área social. O andar central se constitui por um espaço quase inteiramente aberto, protegido por painéis deslizantes de vidro transparente, permitindo que a floresta seja vista em todos momentos. Painéis camarão de cimento garantem a privacidade, trazendo também dinamismo à fachada. As grandes portas de correr de vidro permitem que os quartos e a cozinha se misturem com um espaço externo coberto, dissolvendo os limites entre interior e exterior, fazendo com que todos os espaços desse nível se integrem.

A construção configurou-se mais como montagem de peças do que processo in loco, reduzindo o desperdício no canteiro de obras e agilizando a construção, tendo em vista a área de trabalho limitada, utilizando os materiais industrializados de forma mais eficaz possível.